Tempo de leitura: 3 minutos
Melhorar a memória e a concentração é fundamental para todo estudante. Principalmente quem vai prestar concurso público, que tem maior necessidade de armazenar e correlacionar um grande número de informações.
Por isso mesmo, nós separamos alguns exercícios para melhorar a memória e a concentração que podem ser usados na sua preparação.
Dessa forma, você garante um resultado mais eficiente em seus estudos. Possibilitando uma pontuação melhor em sua prova.
Exercícios para melhorar a memória e a concentração
É possível adotar uma rotina de cuidados simples para que a sua memória e concentração sejam melhores.
De modo que, seu horário de estudos possa ser otimizado devido ao fato de ter entendido e memorizado as informações. Confira as dicas!
1. Mude um pouco a rotina
O cérebro faz muitas atividades em modo automático. Quando você muda seu caminho habitual ou seu horário durante o dia, se obriga a prestar atenção aos detalhes.
De modo que, sua concentração seja necessária e possa ser exercitada ao longo do dia, para evitar perder tempo fazendo as atividades de maneira incoerente.
2. Troque o mouse de seu computador de lado
Partindo do mesmo princípio da dica anterior, muda o mouse de posição vai te ajudar a prestar mais atenção ao que está fazendo todos os dias.
Isso irá te ajudar a mudar seus padrões habituais de pensamento. Portanto, é uma técnica interessante para fazer uma vez por semana, desde que você não defina um dia exato para mudar o mouse de lugar.
3. Coma comidas diferentes
Aproveite o horário da sua refeição para comer comidas em texturas e sabores diferentes. Procure perceber cada garfada e analisar o que está compondo cada receita.
Prestar atenção aos alimentos aguça seus sentidos e te ajuda a exercitar a concentração de uma maneira muito gostosa.
4. Faça jogos
Além de te ajudar a relaxar, jogos como sudoku, caça palavras, dominó e quebra-cabeças são uma ótima alternativa para que você possa exercitar a sua capacidade mental.
Eles devem ser incluídos na sua rotina de preparação, de modo que, você tenha um momento prazeroso e que auxilia na concentração e memória.
5. Fale em voz alta sobre o tema estudado
Quando você estuda algo e fala sobre isso com suas próprias palavras em voz alta, está exercitando a sua memória. Possibilitando que você tenha maior facilidade de se lembrar sobre o que estudou e acertar mais questões sobre o tema.
Após a sua mini aula, que pode ser dada dentro de seu quarto sozinho, vale a pena escrever um resumo sobre tudo que foi entendido a respeito do tema.
Assim, quando você precisar consultar alguma informação o processo será mais rápido para achar os dados necessários.
Além disso, você também estará estimulando a sua memorização com a escrita. Portanto, vale a pena investir nessas técnicas para estudar diferentes matérias e aumentar sua capacidade de memorização.
Dê importância ao descanso e socialização
Frequentemente, quem está se preparando para um concurso público concorrido acaba não dando a devida importância ao descanso e socialização.
No entanto, descansar é fundamental para seu cérebro armazenar novas informações com qualidade. Durante o sono a memorização se concretiza.
Além disso, socializar com seus amigos estimula o cérebro de diferentes formas. Portanto, é fundamental que ao menos uma vez por semana você tenha um dia de descanso.
Período no qual poderá se dedicar ao seu lazer e descanso mental. De modo que, isso contribua para melhorar sua performance nos estudos e garantir um bom rendimento na sua prova.
Associando sempre o descanso aos exercícios regulares para melhorar a memória e a concentração durante seus estudos.