Exercícios para Melhorar a Memória e a Concentração

Tempo de leitura: 3 minutos

Melhorar a memória e a concentração é fundamental para todo estudante. Principalmente quem vai prestar concurso público, que tem maior necessidade de armazenar e correlacionar um grande número de informações.

Por isso mesmo, nós separamos alguns exercícios para melhorar a memória e a concentração que podem ser usados na sua preparação.

Dessa forma, você garante um resultado mais eficiente em seus estudos. Possibilitando uma pontuação melhor em sua prova.

Exercícios para melhorar a memória e a concentração

É possível adotar uma rotina de cuidados simples para que a sua memória e concentração sejam melhores.

De modo que, seu horário de estudos possa ser otimizado devido ao fato de ter entendido e memorizado as informações. Confira as dicas!

1.  Mude um pouco a rotina

O cérebro faz muitas atividades em modo automático. Quando você muda seu caminho habitual ou seu horário durante o dia, se obriga a prestar atenção aos detalhes.

De modo que, sua concentração seja necessária e possa ser exercitada ao longo do dia, para evitar perder tempo fazendo as atividades de maneira incoerente.

2.  Troque o mouse de seu computador de lado

Partindo do mesmo princípio da dica anterior, muda o mouse de posição vai te ajudar a prestar mais atenção ao que está fazendo todos os dias.

Isso irá te ajudar a mudar seus padrões habituais de pensamento. Portanto, é uma técnica interessante para fazer uma vez por semana, desde que você não defina um dia exato para mudar o mouse de lugar.

3.  Coma comidas diferentes

Aproveite o horário da sua refeição para comer comidas em texturas e sabores diferentes. Procure perceber cada garfada e analisar o que está compondo cada receita.

Prestar atenção aos alimentos aguça seus sentidos e te ajuda a exercitar a concentração de uma maneira muito gostosa.

4.      Faça jogos

Além de te ajudar a relaxar, jogos como sudoku, caça palavras, dominó e quebra-cabeças são uma ótima alternativa para que você possa exercitar a sua capacidade mental.

Eles devem ser incluídos na sua rotina de preparação, de modo que, você tenha um momento prazeroso e que auxilia na concentração e memória.

5.      Fale em voz alta sobre o tema estudado

Quando você estuda algo e fala sobre isso com suas próprias palavras em voz alta, está exercitando a sua memória. Possibilitando que você tenha maior facilidade de se lembrar sobre o que estudou e acertar mais questões sobre o tema.

Após a sua mini aula, que pode ser dada dentro de seu quarto sozinho, vale a pena escrever um resumo sobre tudo que foi entendido a respeito do tema.

Assim, quando você precisar consultar alguma informação o processo será mais rápido para achar os dados necessários.

Além disso, você também estará estimulando a sua memorização com a escrita. Portanto, vale a pena investir nessas técnicas para estudar diferentes matérias e aumentar sua capacidade de memorização.

Dê importância ao descanso e socialização

Frequentemente, quem está se preparando para um concurso público concorrido acaba não dando a devida importância ao descanso e socialização.

No entanto, descansar é fundamental para seu cérebro armazenar novas informações com qualidade. Durante o sono a memorização se concretiza.

Além disso, socializar com seus amigos estimula o cérebro de diferentes formas. Portanto, é fundamental que ao menos uma vez por semana você tenha um dia de descanso.

Período no qual poderá se dedicar ao seu lazer e descanso mental. De modo que, isso contribua para melhorar sua performance nos estudos e garantir um bom rendimento na sua prova.

Associando sempre o descanso aos exercícios regulares para melhorar a memória e a concentração durante seus estudos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *